Iron Maiden: Resenha do livro “The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden”

Livro: “The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden”
Autor:  Stjepan Juras
Tradutor:  Ricardo Lira
Editora: Estética Torta – 2020
Páginas: 318

Escrever sobre qualquer assunto relacionado ao Iron Maiden parece ser uma tarefa fácil, mas é uma empreitada hercúlea dependendo do que for abordado. É uma história tão rica e recheada de lendas e detalhes que somente um verdadeiro fanático como Stjepan Juras poderia encarar. Grande pesquisador e conhecedor desta história, o escritor croata dedica sua vida à justamente escrever sobre o Iron Maiden, e esta série de livros abordando cada álbum é uma epopeia épica de proporções gigantescas.

Stjepan não se contenta em apenas falar sobre as músicas, mas vai fundo e vasculha cada informação inimaginável, fazendo um link entre os álbuns anteriores, o cenário musical na época, a temática lírica de cada faixa, a vida pessoal dos músicos, questões técnicas e de gravações com Martin Birch, polêmicas sobre a capa de Derek Riggs e muito mais. Em “The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden”, Stjepan Juras narra os detalhes da entrada de Bruce Dickinson, que ao assumir os vocais da banda iniciou uma fase rica que duraria por uma década, até sua saída após a turnê de “Fear of the Dark”. Conta também a saída do baterista Clive Burr e todo o imbróglio dos acontecimentos. Trabalhando como um detetive, o escritor soube transpor para o papel de forma clara e sucinta o que se passava pela “donzela de ferro” naquela época, quando o mundo metálico ainda fervilhava por causa da explosão da NWOBHM (New Wave of British Heavy Metal).

“The Number of the Beast”, o álbum, é facilmente reconhecível, para muitos fãs, como o melhor trabalho da banda, ainda que boa parcela considere a fase com Di’Anno imbatível ou os discos posteriores como preferidos. Independentemente da escolha pessoal de cada um – eu prefiro “Somewhere in Time”! – o fato é que se trata de uma divisor de águas para a turma do Stevão, e hoje figura em listas dos melhores álbuns de todos os tempos das maiores publicações do gênero, bem como em altas posições nos charts das paradas musicais, com mais de 20 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

“The Number of the Beast – Um Clássico do Iron Maiden” foi o primeiro livro da série lançado no Brasil pela Estética Torta, que caprichou na edição entregando aos leitores um material de primeira qualidade. Com capa dura e recheado de fotos e outras imagens, como recortes de jornais e revistas da época, o livro dura pouco nas mãos de quem lê rápido, devido a sua fluidez. Por não se tratar de uma biografia oficial do Maiden ou sequer esteja relacionada à produtos oficiais de seu catálogo, e sim um livro de fã para fã, o escritor não se melindra a falar de assuntos polêmicos, o que lhe dá um ponto extra.

Compre o livro aqui:
https://www.esteticatorta.com/produtos/livro-the-number-of-the-beast-um-classico-do-iron-maiden/

WarGodsPress

Assessor de Imprensa com a Wargods Press, colaborador da revista Roadie Crew, co-autor do livro Tá no Sangue! e podcaster com o Metal Legacy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *