Nem só de Babymetal vive o Japão, conheça o Shadow

Quando recebi este CD em 2001, pelas mãos do colega Alessandro Bonassoli, que na época trabalhava na gravadora Century Media, não tive dúvidas: o Shadow desbancava fácil qualquer banda de Death Metal melódico da Suécia, tão em voga naquele momento. Aliás, interessante lembrar que naquela época as gravadoras enviavam os CDs promocionais para a imprensa, e na mesma leva do Shadow vieram CDs do Iced Earth, Stormhammer e Finntroll. Entre 1997 e 2002 eu editava o fanzine Monsters of Rock, e foi lá que saíram as resenhas destes trabalhos.

Oriundo do Japão, o Shadow tem nesse debut uma força descomunal, com músicas pesadas, melódicas, agressivas e muitíssimo bem trabalhadas, com passagens grudentas e marcantes, algo que sempre senti falta em algumas bandas da cena de Gotemburgo. Composto de nove faixas, “Shadow” traz a vocalista Tokiko Shimamoto como grande destaque, mas é inevitável falar do grande desempenho dos guitarristas Yuichi Sumimoto e Shinichiro Okada, que despejam riffs e solos inspirados. Completam a banda o baixista Yoshio Kubo e o baterista Mitsuhiro Enomoto, que compõem uma cozinha eficaz.

Destaques? Posso citar todo o álbum, mas seria injusto não focar nas fenomenais “The Arrival at the Last Quarter”, “Lunar Eclipse”, “Eden”, “Beyond the Drizzly Nights”, “Observes from the Satellite” e “Towards Obsession”, verdadeiras obras primas do Death Metal melódico.  

Não deixe de ouvir o Shadow e tantas outras bandas japonesas desconhecidas do grande público. Em 2020 fiz uma matéria sobre 10 bandas japonesas que você precisa conhecer além do Babymetal, e dentre elas está o Shadow. Confira aqui a matéria: https://whiplash.net/materias/melhores/324469-xjapan.html.

Não deixe de conferir o Shadow e outras bandas francesas em nossa playlist “Metal Map – Japan”, no Spotify.

WarGodsPress

Assessor de Imprensa com a Wargods Press, colaborador da revista Roadie Crew, co-autor do livro Tá no Sangue! e podcaster com o Metal Legacy.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *