Novo EP do Cactek, intitulado “Sunrise In Hell”, será masterizado por Dan Swanö

Com previsão de lançamento para o final do ano, o EP de estreia do projeto carioca CACTEK, intitulado “Sunrise In Hell”, acaba de receber mais um reforço: Dan Swanö. O renomado músico, produtor e engenheiro de som sueco é conhecido por sua significativa contribuição para a cena musical de várias formas, especialmente no cenário do Metal extremo e progressivo. Swanö é multi-instrumentista e possui habilidades notáveis como vocalista, guitarrista, baixista e tecladista. Ele começou sua carreira musical nos anos 1980, ganhando destaque com a banda de Death Metal Edge of Sanity, onde foi o principal compositor e responsável pelos vocais guturais. Através do Edge of Sanity, Swanö ajudou a moldar o som do Death Metal melódico e influenciou muitas bandas subsequentes no gênero.

Além do Edge of Sanity, Dan Swanö também esteve envolvido em vários outros projetos e bandas, incluindo o Nightingale, uma banda de Metal progressivo fundada na década de 1990, onde demonstrou suas habilidades com o uso de vocais mais limpos. Ele também fez parte do Bloodbath, um supergrupo de Death Metal com membros de outras bandas influentes como Opeth e Katatonia. Como produtor e engenheiro de som, Swanö trabalhou com inúmeras bandas e artistas, tanto dentro quanto fora do cenário do Metal. Ele ganhou reputação como um dos melhores produtores do gênero, graças à sua habilidade de capturar um som poderoso e cristalino para álbuns de Metal. Para o guitarrista Pedro de La Rocque,mentor do CACTEK, trabalhar com Swanö tem sido desafiador: “Sou fã do Dan desde a década de 1990, e creio que ele seja referência para muita gente. Ter sua experiência e nome atrelados ao Cactekcertamente elevará a qualidade do material, já que ele é perfeccionista e profissional ao extremo”.

Segundo Pedro de La Rocque, o CACTEK segue a firmes passos para conquistar os fãs de Death Metal. Para tal, cercou-se de profissionais de grande gabarito: “Comecei a escrever e gravar o material para este EP sozinho em 2019. Em 2021, o primeiro single, ‘Spam with a Plan’, foi masterizado por Jacob Holm-Lupo e lançado com grande aclamação da crítica. No início deste ano, com todas as cinco faixas gravadas, contratei um excelente baterista local chamado Wildy Souza, depois enviei o material para o lendário Dan Swanö para masterização. A arte de ambos os lançamentos foi criada pelo ilustrador de renome mundial João Antunes”.

O primeiro lançamento do projeto foi o single “Spam With a Plan”, dando uma amostra do que o CACTEK vem buscando, que na visão do músico, é um grande desafio: “Embora eu tenha feito grandes esforços para garantir que o Cactek ofereça uma visão absolutamente única e nova do estilo dos clássicos do death metal dos anos 90, com estruturas musicais em evolução e bem coesas, tenho certeza que o ouvinte será capaz de identificar certas influências que permeiam todo o trabalho – principalmente Carcass e Death. Há também uma boa dose de influências do hard rock em todas as faixas”. De La Rocque, que ficou responsável pelos vocais, baixo e guitarra, chamou para a bateria o músico gaúcho Wildy Souza, bacharelem bateria e percussão pela UNIVALI com extensa experiência em Metal Extremo. Além disso, todo o processo de gravação de guitarras, baixo e vocal foram registradas no estúdio particular do carioca, enquanto a bateria foi gravada no Ground Fire Studio. Capa, track list e data de lançamento serão divulgadas em breve.

Ouça “Spam With a Plan” no Spotify:

Ouça “Spam With a Plan” no YouTube:

Créditos da foto: Amanda Nunes

Contatos:

Bandcamp: https://cactek.bandcamp.com
YouTube: https://bit.ly/CactekYT
Facebook: https://www.facebook.com/Cactek
Instagram: https://www.instagram.com/cactek
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

Dan Swanö

WarGodsPress

Assessor de Imprensa com a Wargods Press, colaborador da revista Roadie Crew, co-autor do livro Tá no Sangue! e podcaster com o Metal Legacy.