Dosoro une melodia e virtuosismo em “Morena”, com participação de Derek Sherinian

Gravada e produzida no tradicional Estúdio Digital Master, em Caxias do Sul/RS, sob os cuidados de Juliano Boz, a faixa “Morena” é o mais recente lançamento da banda DOSORO. Conhecido por receber grandes nomes da música regional, o estúdio já foi palco de gravações do saudoso guitarrista Paulo Schroeber, do Hammer 67, Astafix e Almah. O processo de gravação da faixa começou ainda em 2022, mas por uma série de imprevistos técnicos e logísticos, seu lançamento só ocorreu agora. Um desses obstáculos foi a perda da gravação original, o que forçou a banda a recomeçar do zero. Felizmente, parte do material foi recuperada com ajuda dos próprios integrantes e colaboradores próximos.

“Morena” representa a essência sonora da banda, com solos de guitarrista e teclados que exploram nuances harmônicas com muito feeling. O destaque maior da faixa vai para a participação especial do tecladista Derek Sherinian, ex-integrante do Dream Theater, Black Country Communion e Sons of Apollo, e com passagens por bandas e artistas como Alice Cooper, Billy Idol e Yngwie Malmsteen. Sherinian gravou os teclados ainda no final de 2022. A colaboração surgiu de uma ideia ousada de Edu logo após a pandemia: “Pensei: por que não chamar um ídolo meu para essa música? E acabou rolando. Fizemos um duelo de solos muito bacana, virtuoso e melódico no final da música. Foi um desafio, não pela dificuldade, mas pela responsabilidade, o cara já tocou com John Petrucci, Steve Vai, Zakk Wylde, Joe Bonamassa…. E de alguma forma consegui mostrar um pouco do meu estilo ali, com identidade”.

O solo de guitarra, aliás, passou por um processo cuidadoso. Edu revela que inicialmente havia composto uma linha mais agressiva, inspirada em sua fase na banda de Death Metal Segregatorum, mas acabou repensando o arranjo após sugestões do produtor Juliano e do luthier Clésio, amigo comum e responsável pelas guitarras de Paulo Schroeber: “O Juliano falou: ‘Faz algo mais bonito, mais melódico’. E o Clésio reforçou isso. Disse que meu som combinava com algo menos agressivo. Isso me tirou da zona de conforto, mas achei massa. Me inspirei bastante em guitarristas como o Vito Bratta (White Lion), que equilibram técnica e sentimento”.

Mesmo conciliando projetos paralelos — Edu com a banda Diamond’s BG, Xalá em carreira solo e Hique, o Conde, atuando também no teatro — a banda segue compondo e gravando. “Temos músicas muito boas ainda para lançar: mais virtuosas, mais melódicas… e com surpresas, como sempre”, antecipa o guitarrista.

Ouça “Morena” no YouTube:

Ouça “Morena” no Spotify:
https://open.spotify.com/intl-pt/album/3Hgapg2Wrq2V9rt9V4z4a2

Créditos da foto: Day Montenegro 

Contatos:

YouTube: https://bit.ly/DosoroYT
Facebook: https://www.facebook.com/dosorooficial
Instagram: https://www.instagram.com/dosorooficial
Assessoria de Imprensa: www.wargodspress.com.br

WarGodsPress

Assessor de Imprensa com a Wargods Press, colaborador da revista Roadie Crew, co-autor do livro Tá no Sangue! e podcaster com o Metal Legacy.